Thursday, October 11, 2007

Superstições e costumes estranhos

Crendices sempre me fascinaram. Sempre tentei entender de onde vinham aquelas regras fantásticas de não passar por baixo de uma escada, bater na madeira para dar sorte, deixar cair sal no chão e colocar duas facas cruzadas sobre a mesa ser um prenúncio de uma azar e discussão...

O receio em passar debaixo de uma escada vem do Cristianismo, pois caminhando entre uma escada e uma parede você quebra o triângulo, antigo símbolo cristão da Trindade; bater na madeira para ter sorte é um resquício de religiões primitivas onde o homem adorava a natureza (as árvores) na esperança de obter auxílio na sua luta pela sobrevivência; deixar sal cair ser um prenúncio de azar é porque durante muito tempo o sal era precioso, sendo o único processo que permitia a conservação da carne durante o inverno; e a história das facas eu realmente não sei!

Outras coisas que achei:

Escócia: Três cisnes voando juntos prenunciam uma catástrofe nacional; o vermelho e o verde nunca devem ser usados juntos; dá azar ficar de pé de costas para o umbral de uma porta, postar cartas de amor no Natal e trazer uma pá para dentro de casa.

Irlanda: Dá sorte entornar bebida no chão.

Malta: Ainda existem algumas igrejas que possuem dois relógios, um com a hora correta e o outro desregulado para confundir o Diabo sobre a hora da missa.

Islândia: Dá azar atirar em uma ave que esteja seguindo um barco; uma mulher grávida que beba em um copo trincado arriscará ter um filho com lábio leporino.

Holanda: Pessoas com cabelo ruivo trazem infelicidade; quando se toca na madeira deve-se fazê-lo em uma madeira crua, sem tinta.

China: Deve recear-se de mortes ocorridas por desastres ou crime pois o espírito pode vingar-se no sétimo dia.

Japão: Dá azar segurar um pente com os dentes; matar uma aranha pela manhã é destruir uma alma humana; a maioria dos gatos dá azar; os números 4, que pronunciam-se 'shi' também significam morte; os 9, que pronunciam-se 'ku' significam dor; o 42, 'Shi-ni', também significam morrer; os 420 são descriminados pois significam espírito; certos prédios no Japão não tem o quarto andar e certos hospitais não tem quartos de número 9.

Nigéria: Varrer a casa de noite dá azar, porém de dia dá sorte e depois que uma visita sair afasta os espíritos malígnos.

2 comments:

Giovani Iemini said...

iti, ni, san, shi, go roko, shiti, rati, ku e ju.
de um a dez.
hehehe.
eu sei contar em japonês. não sabia sobre a morte e a dor. gostei!
[]s

Anonymous said...

"ichi, ni, san, shi(yon), go, roku, sichi(nana), hachi, ku e juu"