Sunday, October 21, 2007

Histórias fantásticas de Gautier

Pierre Jules Théophile Gautier, escritor romântico francês nasceu em Tarbes, no sul da França. Ainda jovem foi influenciado pelos contos de E.T.A Hoffmann e por The Bride of Corinth de Goethe. Uma mudança da fortuna da família durante a década de 1830 forçou Gautier a trabalhar como jornalista, fato que o deixou contrariado pelo resto da vida. Foi autor de milhares de críticas literárias, teatrais e de arte. Além do trabalho jornalistico, escreveu muitas histórias românticas, embora seu papel no movimento romântico tenha sido ofuscado pela obra do Victor Hugo. Publicou seu primeiro grande poema romântico, Albertus em 1832. Afastou-se dos românticos e, dois anos depois, publicou sua obra mais conhecida como novelista, o romance Mademoiselle de Maupin (1835). Produziu ainda obras fantásticas e notáveis contos de temas sobrenaturais, como La Mort amoureuse (1836) e La Comédie de la mort (1838). Suas explorações da psique, em parte estimuladas pelo consumo de ópio, lhe deram maior reconhecimento anos após sua morte quando Gutier finalmente ocupou seu lugar entre os extraordinários escritores franceses do século 19.

Seu conto La Mort Amoureuse (literalmente A Morte Amorosa)teve sua tradução para o inglês em 1907 em The World of Théophile Gautier e, separadamente em 1927 como The Beautiful Vampire. Contava a história de uma mulher que retornou dos mortos para 'vampirizar' o personagem masculino da história. Em The Beautiful Vampire, a mulher, Clairmonde, se fez tão atraente para seu amante, o padre Romuald, que ele preferiu sangrar até a morte do que perder seus encantos.

O tema reapareceria em Aria Marcella, inspirada em The Bride of Corinth de Goethe, na qual Gautier declarou: Ninguém está realmente morto até que não seja mais amado". Em 1863 o romance The Mummy's Foot foi ambientado no Egito. Nessa história, uma múmia que possuia "olhos de verniz brilhando com o brilho úmido da vida" foi comparada a um vampiro morto em seu túmulo...no entanto vivo.

Outra história, Spirite de 1866 fez uso do espiritualismo como ambientação. Conta a história de um homem que experimentou a morte real e simbólica de seu amor. Primeiro ela tornou-se uma freira - morrendo para o mundo e depois morreu fisicamente. Quando a mulher fez seus votos, ela jurou ser dele além do túmulo. O contato foi feito durante uma sessão espírita quando ela o atraiu finalmente para a morte.

Durante os últimos dias de sua vida, Theóphile Gautier morou no subúrbio de Paris, falecendo no ano de 1872. A maioria de seus contos românticos já foram traduzidos para o inglês e alguns também podem ser encontrados em português.

No comments: